.

Quinta, 28 Mar 2024, 11:55:09 AM
                                                         H  L  S
                                                     CorporatioN
Main

Registration

Login
Welcome Guest | RSS
           Menu
Login form

O que são os deslocamentos de Doppler, e como o SETI@home os corrige?


Se isto fosse tudo o que o programa fize-se, então analisar uma work unit no seu computador não demoraria muito tempo. De cada vez que os «blocos» preenchem por completo o gráfico frequencia-tempo-potencia, significa que o programa completou a sua busca de dados numa particular largura de banda. Quinze buscas - uma por cada largura de banda - e todo o processo fica completo. Certo?

Errado. É pouco provável que o sinal alienigena fique fixo a uma dada frequencia. Mesmo que emitam a uma frequencia estavel (o que é o mais provável), deveremo-nos lembrar que o planeta deles e o nosso estão certamente a moverem-se relativamente um em relação ao outro, e a velocidade do seu movimento relativo está constantemente a mudar.

Aqui entra o efeito de Doppler - uma mudança na frequencia provocada pelo movimento relativo entre o transmissor e o receptor. O efeito é similar a quando estamos parados num local e ouvimos o apito de um comboio enquanto ele passa: o apito muda distinctivamente ao passar do comboio porque nesse momento o movimento relativo entre o comboio e o ouvinte muda - em vez de se aproximar, o comboio está agora a afastar-se.

O que é verdadeiro para o apito do comboio também o é para os sinais alienigenas que nos chegam de planetas distantes, só que neste caso em vez de sinais sonoros chegam-nos ondas de radio que mudam a sua frequencia. Devido a este efeito, o programa SETI@home necessita procurar sinais que mudam a sua frequencia. E como não sabemos que velocidade os alienigenas se estão a mover em relação à Terra, necessitamos de verificar uma gama variada de deslocamentos de Doppler e testá-los a todos.

SETI@home faz esta tarefa sistematicamente. Cada largura de banda que test, começando em 0.075Hz, o programa examina várias vezes, de cada vez corrigindo para uma diferente taxa de deslocamento de Doppler ("drift rate". Da primeira vez que o programa corre, ele assume que não existe deslocamento de Doppler, ou que a taxa de deslocamento é 0 Hz/segundo. Move-se então por pequenos incrementos de 0.002Hz/seg sobre a gama de possiveis deslocamentos entre -20 Hz/seg a +20 Hz/seg.Entre deslocamentos de 20 Hz/seg e 50 Hz/seg, e entre -20 Hz/seg e -50 Hz/seg move-se em incrementos maiores de 0.296 Hz/seg. A estas taxas de deslocamento (entre  ± 10 and ± 50 Hz/seg) o programa testa por sinais apenas nas 13 maiores larguras de banda, e salta as duas mais estreitas.

Isto significa que das 15 larguras de banda que o programa testa, ele tem que percorrer milhares de FFT's - um para cada taxa de deslocamento. Não admira que demore tanto tempo!

Welcome, choose your language!
Bienvenido, elija su idioma!
Willkommen, wählen Sie Ihre Sprache!
Bienvenue, choisissez votre langue!
ようこそ、あなたの言語を選択します!



Search
Calendario
«  Março 2024  »
DomSeTeQuQuiSexSa
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
   Outras Informações
--------------------------------
E-mail: hlscorp@live.com
Mande sua sugestão ou alguma novidade,
Participe você também !!
--------------------------------
Assine a RSS do HLS CORPORATION e receba as novidades do site quando ele for atualizado
>> Feed RSS <<
---------------------------------
Baixe o banner para o MSN do HLS CORP
>> Banner Download <<
Link's Úteis
Teoria em Neblina
André-MA
Realidadeoculta.com

Eternos Aprendizes
UFOHunters
TecMundo
CPTurbo

Copyright HLS CorporatioN  © 2009 - 2024